Advertisement

Responsive Advertisement

Um dia com Alberto Fernández

Primeira crônica de um dia de trabalho do Presidente no meio da pandemia de coronavírus

Alberto Fernández em quarentena na privacidade de Olivos, a cozinha do poder 

O presidente concordou que um meio de comunicação visitaria a residência presidencial. PáginaI12 o entrevistou no mesmo caminho que costumava andar com Néstor Kirchner e almoçou com vários ministros após uma importante reunião. A conversa com os garçons e uma visita guiada pelo próprio Fernández para o quinto. Anedotas nunca contadas.
Imagem: Cortesia da Presidência da Nação
- Se você tivesse recebido a bola de cristal no dia em que Cristina lhe ofereceu a candidatura à presidência e soubesse que teria de lidar com a pandemia de coronavírus, aceitaria o mesmo?
Eu acho que sim . Porque o segredo da política é fazer isso não com quem você quer ou quando gosta, mas quando é a sua vez . Caso contrário, a pessoa faria política apenas em tempos de prosperidade e o resto do tempo se aposentaria. A Argentina precisava mudar. O que é verdade é que isso não estava nos meus cálculos. Mas foi o que me tocou.
O Presidente Alberto Fernández fala e caminha pelo mesmo caminho da Quinta de Olivos que viajou com Néstor Kirchner quando era chefe de gabinete e eles tiveram que pensar em algo importante. Do escritório de trabalho ao portão verde, ida e volta. Com Dylan, um dos cães oficiais.


O canto favorito

Um trabalhador que corta a grama o cumprimenta, ele responde e aconselha: "Cuide-se bem". O presidente abriu as portas do local onde ele mora, para que um médium pudesse cobrir um dia de trabalho em quarentena por dentro pela primeira vez desde 10 de dezembro. Olivos não considera sua "casa", mas um lugar em que a cidade o empresta para trabalhar com mais conforto. Em seu canto favorito do chalé presidencial, ele colocou a bengala e a banda ao lado de uma foto emoldurada do decreto com o qual Juan Domingo Perón estabeleceu a entrada gratuita na universidade.

Este jornal testemunhou um dia de trabalho para a equipe, conversou com os garçons, com os ministros que iam e vinham , percorriam a parte do chalé onde o Presidente mora e o escritório em que ele prefere trabalhar quando está sozinho. Ele também visitou a residência espaçosa: Fernández não usa a quadra de golfe, nem a quadra de tênis, e os jogos de futebol entre seus funcionários que ele fazia nas sextas-feiras para relaxar são suspensos por razões óbvias. A única vez que ele relaxa é quando assiste a séries.
Ele diz que se levanta e vai para a cama pensando no coronavírus e, embora seja verdade que as medidas que ele executou têm um alto nível de aprovação, ele fica surpreso quando elas falam com ele sobre o "sacrifício" da quarentena. Ele se pergunta: como cuidar da sua vida pode ser um sacrifício? Mas não é estranho para ele o quão difícil é atravessá-lo para a maioria da população.
P: Você tem uma atitude dialógica, parece que não luta fortemente com ninguém, por exemplo, com os bancos. Você não considera excessivo?
Para mim, política é a arte de convencer o outro de que um está no caminho certo. A arte de convencer não é encontrar um inimigo.
"E se eles não entenderem?"
`` E, bem, eu não sei, eles não vão votar em mim, eles vão votar em outra pessoa.
`` Eu quis dizer que o poder real não entende ...
Existe um poder real que está se tornando mais fraco porque é evidente no valor de suas empresas, no valor dos bancos. É uma força que existe, é uma força factual acompanhada pela grande mídia. Isso acontece na Argentina e no mundo. Mas o verdadeiro poder da Argentina está no povo . Isso também deve ser registrado porque, caso contrário, o peronismo não existiriaO que tento é que todos entendamos que temos diante de nós um grande desafio que deve ser tomado em conjunto para construir outra sociedade. Sei muito bem que a política é uma contradição de interesses e sei muito bem quais eu represento e quais eu encontro, mas o que eu quero é que as pessoas me acompanhem para defender os interesses da maioria dos argentinos. Se a política fosse apenas a arte de colidir com outra, deixaria a ética de lado. E para mim, a ética é central. Saiba por que faço o que faço.
Você sabia que alguns comunicadores e comediantes dizem "Al centro" Fernández?
--(Se surpreende). Não, eu não sabia. Mas se estar no centro significa buscar equilíbrio, isso não me incomoda.

Um dia de trabalho

Depois de terminar a caminhada, o Presidente vai para a primeira reunião formal de trabalho: recebe o Ministro da Saúde, Ginés González García, e os epidemiologistas e médicos que o aconselham a tomar decisões sobre a nova fase da quarentena. Ele sabe que não é fácil, ouve a todos e duvida. "Um estatístico me explicou muito graficamente: eu não administro um gotejador, administro a chave mestra de um oleoduto. E tenho que ter cuidado toda vez que permitir uma nova atividade, porque as possibilidades de contágio são imprevisíveis. Não há garantias."
Enquanto Fernández está na reunião, PáginaI12 permanece no escritório da sede do gabinete, onde, além dos itens de trabalho, sete violões podem ser contados. O presidente dirá mais tarde que ele tem muito mais, mas em lugares diferentes no quinto. Ótima hora para dar um passeio. Na cozinha, um jovem com a tira do dedo habitual diz que está feliz por ter visto "um rosto familiar" novamente Que o Presidente normalmente não pede menus especiais e come o que lhe é servido. Mas, embora os cozinheiros tenham ordens para fazer dele o plano que um nutricionista preparou para perder peso, ele nem sempre quer comê-lo eem outra ocasião, ele pediu a outro restaurante para trocar de prato. Obviamente: a única indicação de Fernández que os cozinheiros mal pisaram no quinto é que eles não preparam nada com legumes. "É como um trauma que eu sempre senti que não podia engoli-los", eu havia dito anteriormente à PáginaI12. Nesse dia, haverá macarrão com tuco e pudim ou salada de frutas para todos.
Um passeio pelos corredores leva ao escritório do Presidente, ocupado pela Secretária Jurídica e Técnica, Vilma Ibarra. "Quando chego a Olivos, trabalho aqui. Porque ele me chama tantas vezes que é mais prático", diz o funcionário. Cultista de baixo perfil, conversa por alguns minutos com a PáginaI12 . Em meio a uma pandemia, ele diz, os decretos que são trabalhados em horários normais por dias têm que sair em horas e frequentemente acabam sendo enviados para o Diário Oficial à meia-noite, se não depois.

"Estou fascinado com o trabalho dos meninos e meninas do Diário Oficial. Se um decreto for enviado à uma da manhã, eles o farão. Eles vieram para enviar um adendo às quatro da manhã. Eles estão cientes do momento em que estamos. Por isso, quero que Alberto lhe envie um áudio agradecendo o compromisso.No governo anterior, eles estavam acostumados a ir para casa às sete da tarde e sabiam que, se algo não chegasse até as três da tarde, isso não aconteceria. entre até o outro dia.E sentem o orgulho de trabalhar no Estado ", diz a advogada antes de continuar seu trabalho no escritório de Fernández, onde uma pintura simbólica representando uma mãe da Plaza de Mayo, outra de Dylan, se destaca na decoração. Eles deram na campanha e muitas fotos de Cristina e Néstor, de Eva Perón, além de uma placa de reconhecimento do clube de seus amores, Argentinos Juniors.


O almoço

Após o encontro com os epidemiologistas, Fernández se instala com Vilma Ibarra para trabalhar no escritório, onde também almoçam. Enquanto isso, mais autoridades estão começando a chegar em Olivos, incluindo o conselheiro presidencial Alejandro Grimson. Almoçam e conversam em uma sala de jantar instalada em frente ao escritório do Presidente. Santiago Cafiero , chefe do gabinete; o secretário de Planejamento Estratégico, Gustavo Beliz ; o Secretário Geral da Presidência, Julio Vitobello ; Ministro González García ; Os membros da equipe audiovisual do presidente e seu porta-voz, Juan Pablo Biondi, comem enquanto recebem chamadas e conversam sobre quarentena, a mídia e sua vida cotidiana.
Na hora da sobremesa, o presidente entra na sala de jantar e chama Cafiero para seu escritório. O chefe de gabinete está apenas testando o pudim. "Josefina, minha esposa, deve enviá-lo para que não engorde", brinca. Depois do café, todos continuarão trabalhando: na agenda presidencial há uma reunião com movimentos sociais e o ministro do Desenvolvimento Social, Daniel Arroyo, está prestes a chegar. É quinta-feira.
Quando Cafiero termina a reunião com Vilma Ibarra e o Presidente, ele comenta à PáginaI12: "Eu aviso que não votei nele", uma piada que se refere ao número de horas de trabalho diário sem desligar o telefone à noite, enquanto a pandemia dura, e sem fins de semana ou feriados.

O passeio

O presidente levou um momento para continuar conversando com PáginaI12 e ofereceu uma visita guiada ao que ele define como a residência "esplêndida", cujo único problema, ele diz, é que não se sente em casa. "Mas seria desagradável não agradecê-la se você levar em consideração como vive a maioria dos argentinos", reflete. Como as distâncias são grandes, às vezes ele se move em um carrinho que dirige. Dylan o segue por toda parte.

É verdade que você começou a se sentir um líder político quando convenceu seus pais de que não era perigoso para seus amigos serem músicos como Pappo?
- (risos) A história é assim. Eu estava comendo com meu pai em Pippo e vejo que ele olhou para trás com uma expressão preocupada. Eu pergunto a ele o que há de errado. "É que lá atrás há um cara que é incrível: ele está comendo macarrão com a mão." Eu olho e eles eram Pappo, Luis Alberto Spinetta e outros. Levantei-me para cumprimentá-los, porque os conhecia desde os considerandos. Pappo disse "o que você está fazendo, Alberto" (a voz rouca o imita) e eu voltei para a mesa. Eu teria 16 anos. Eu disse a ele que eram músicos, que eram meus amigos. Quando cheguei em casa à noite, encontrei uma espécie de tribunal de família composto por mamãe e papai. Minha mãe disse: "Papai me contou um episódio incrível, filho. Com quem você está saindo?"Claro, havia uma teoria, em parte verdadeira, de que no mundo do rock havia drogas e eles mantinham uma vida licenciosa. Então eu disse à minha mãe, quando vi as coisas se complicarem para mim: " Você não está duvidando de mim, está duvidando da educação que me deu. Se você confiasse na educação que me deu, saberia que nunca me envolveria naqueles coisas ". E eles começaram a recuar.
Ele se lembra especialmente daquele dia porque conseguiu convencê-los com argumentos que sentia "do coração" e porque acredita na política como a arte da persuasão.
- Qual foi o melhor e o pior momento que você viveu desde 10 de dezembro?
-O melhor momento foi o dia da suposição, porque lá senti que, com Cristina e outros, tínhamos atingido o objetivo e que estávamos começando a nos tornar donos da construção de outra época. O pior momento ainda não chegou.
O presidente nunca fez terapia porque não acha que precisa, embora mais de uma vez tenha recomendado um ente querido. Para relaxar, assista à série: recomenda Little Orthodox, Califado e confessa que Fauda foi "devorada" em um dia . Para jogadores de futebol, ele aconselha a não perder o Jogo dos Cavalheiros , que conta como o futebol se tornou profissional. Ele diz que os garçons da residência não falam sobre Macri. Ele também não pergunta. Se eles falassem mal com ele, ele saberia que eles não estavam agindo com ética e que podiam fazer o mesmo com ele. "Eu não estaria na frente das melhores almas", explica ele.

Quarentena

Fernández sustenta que ele não pode acreditar que eles dizem que ele se apaixonou pela quarentena porque as pesquisas o acompanham. Ele conhece os danos econômicos que estão ocorrendo e como esse número pode mudar na Argentina no dia seguinte ao levantamento do isolamento. Você tem que trabalhar em várias frentes. O tempo todo ele recebe pessoas com empresas que estão à beira da falência ou prestes a ser. Por isso, implementou o plano para ajudar os desempregados e quase todos os dias uma nova medida é anunciada nessa direção. Mas também está ciente dos obstáculos. Ele sabe que o sistema bancário argentino não está de acordo com as circunstâncias e em seu ambiente eles não descartam nenhuma reforma futura. Cair em um eventual calote, dizem eles perto do presidente, não é a maior de suas preocupações, porque o mundo "explodiu em mil pedaços" como resultado da pandemia.
que mais o preocupa é não estar errado em todas as decisões que toma em relação à quarentena. Ouça todos, mas ninguém lhe oferece a solução perfeita. Para tudo, existem duas bibliotecas.
A visita termina no período da tarde e é o próprio presidente que chega à entrada, em um carrinho, da PáginaI12 . Ele já havia dito que não havia trocado de telefone celular quando assumiu o cargo, mas é menos conhecido que ele não tem um telefone extra para conversar com as pessoas mais importantes em seu ambiente.
- A tentação de "acreditar" deve ser alta. Dizem que o poder deixa você tonto. Como você luta contra isso?
Sou político desde os 14 anos . Vi muitas pessoas subirem ao topo e perderem o controle. O poder é tirado de você com a mesma facilidade com que eles lhe dão. Um dia eles votam em você e um dia eles o abandonam porque o poder pertence ao povo, com quem você tem que concordar todos os dias na direção a seguir. É assim que eles continuam a capacitá-lo. Mas você precisa deixar bem claro que nada disso pertence a você.

Postar um comentário

0 Comentários